Guia para Melhorar a Segurança Patrimonial em Pequenas e Médias Empresas: 10 Estratégias Essenciais

Você sabe como minimizar os riscos em seu negócio? A falta desta análise pode colocar em risco a existência da sua empresa. A segurança patrimonial deve ser uma preocupação crucial, independente do tamanho da sua empresa. Para auxiliar na avaliação de segurança e aprimorar suas medidas de prevenção, nós da Raetec Segurança, referência como empresa de segurança no Vale do Caí, reunimos 10 estratégias essenciais que podem ser implementadas de forma eficaz. Confira nosso guia para fortalecer a proteção do seu negócio:

1. Avaliação de Riscos

Inicie conduzindo uma avaliação detalhada, mapeando áreas de maior vulnerabilidade, identificando pontos de entrada suscetíveis e avaliando a eficácia dos sistemas de tecnologia de segurança atuais. Considere fatores como a localização da empresa, histórico de incidentes e sua atividade principal.

2. Controle de Acesso

Estabeleça políticas de controle de acesso para limitar a entrada apenas a pessoal autorizado. Também invista em sistemas que liberam o acesso somente a partir de senhas, leitura biométrica ou reconhecimento facial. Soluções como a Portaria Remota, uma inovação em segurança, pode ser facilmente adaptada para uma empresa, aumentando ainda mais o gerenciamento e o controle do acesso.

3. Treinamento de Funcionários

Além de informar sobre procedimentos de segurança, capacite os funcionários para identificar comportamentos suspeitos e como relatar incidentes de maneira eficaz. Integre simulações práticas e exercícios para reforçar a formação e aumentar a conscientização.

4. Segurança Cibernética

Uma abordagem abrangente à segurança patrimonial inclui a proteção de dados online. Implemente firewalls, antivírus, políticas de senhas robustas para proteger sistemas e informações confidenciais, sistemas de detecção de intrusos e a realização de backups regulares em locais externos. Eduque os funcionários sobre ameaças cibernéticas e promova boas práticas, como a atualização regular de senhas.

5. Sistema de Segurança Monitorado

Considere a instalação de um sistema de alarme que proporciona resposta rápida em caso de qualquer atividade suspeita, sistema de câmeras estrategicamente posicionadas para cobrir áreas críticas e inibir potenciais invasores, além de cercas e barreiras adequadas para impedir o acesso não autorizado. Essas soluções em segurança permitem o monitoramento de alarmes e o monitoramento de imagens, proporcionando flexibilidade aos gestores e também a contratação do serviço de segurança patrimonial especializada no monitoramento destes equipamentos. Esses sistemas muitas vezes podem vir a substituir a segurança física, como a vigilância armada, reduzindo assim o custo fixo sem prejudicar a segurança.

6. Simulações de Crise

Realizar simulações regulares de crises vai além de simples evacuações. Envolva diferentes departamentos e cenários, incluindo ameaças cibernéticas, incêndios simulados, intrusões físicas e manutenção preventiva nos equipamentos eletrônicos. Isso prepara a equipe para reagir de maneira coordenada e eficiente em situações de emergência.

7. Comunidade Empresarial

Participe de grupos de segurança na comunidade empresarial local para compartilhar informações e melhores práticas.

8. Treinamento de Primeiros Socorros

Ofereça treinamento de primeiros socorros aos funcionários para lidar com emergências médicas.

9. Educação Contínua

Estar atualizado sobre as últimas tendências em segurança requer educação contínua. Incentive a participação em workshops, conferências e cursos relevantes. Mantenha-se informado sobre as evoluções tecnológicas e estratégias de segurança emergentes para adaptar continuamente suas medidas de proteção. Além disso, certifique-se de que os fornecedores de sistemas de segurança empresarial atendam a padrões e regulamentações adequados, como se certificar se na empresa de monitoramento o CREA está regularizado.

10. Políticas de Desligamento Seguras

Desenvolva procedimentos claros e documentados para o desligamento de funcionários, incluindo a revogação imediata de acessos físicos e virtuais. Realize uma revisão minuciosa de dispositivos e informações compartilhadas durante o período de emprego. Isso reduz os riscos associados a potenciais ameaças internas após a saída de um colaborador.

Implementar uma combinação dessas estratégias pode criar um ambiente mais seguro para sua empresa. Lembre-se de revisar e ajustar suas medidas de segurança regularmente para garantir a eficácia contínua. Este guia visa capacitar as pequenas e médias empresas a fortalecerem sua segurança patrimonial de maneira proativa.

Att,
Rodrigo Hillesheim – Diretor Comercial

Contato

  • Matriz

    Rua Egídio Michaelsen, 440, Centro - São Sebastião do Caí/RS

  • Filial Montenegro

    Rua São João, 1603, Centro - Montenegro/RS

whatsapp